
Situada no centro da cidade de Caxias do Sul, a instituição foi fundada em 13 de abril de 1938, sendo a primeira entidade beneficente da cidade.
A SCAN nasceu através do trabalho de jovens membros do Conselho Particular de Caxias do Sul da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), uma organização liderada por São Vicente de Paulo em Paris no ano de 1581 a 1660 e criada para ajudar os pobres e menores abandonados. Tais membros da SSVP começaram a promover campanhas beneficentes e a solicitar ajuda do poder público, assim, viram a necessidade de criar uma organização para suprir a demanda, que aumentava mais a cada dia, no auxílio às pessoas em vulnerabilidade social de Caxias do Sul.
A SCAN oferta seus serviços através de grupos diários que acontecem de segunda a sexta-feira no período manhã e tarde. Os grupos são organizados de forma a contribuir para ampliação de trocas culturais e de vivências, desenvolvimento de sentimento de pertença e de identidade, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Dessa forma, as atividades são planejadas de modo a garantir o protagonismo dos idosos e famílias atendidas, potencializando a condição de escolher e decidir, trabalhando, assim, de forma a superar as condições de vulnerabilidade social e prevenir situações que indicam risco potencial.
No total, 54 membros vicentinos foram responsáveis pela criação da SCAN, dando início as chamadas “Conferências Vicentinas de Caxias”. Nesses encontros eram discutidas as necessidades da população e as ações a serem desenvolvidas em prol da comunidade.
A Associação foi fundada com o nome de Sociedade Caxiense de Auxilio Aos Necessitados e no ano de 1985 a SCAN percebeu o aumento da demanda de atendimentos ao público idoso, mudando, assim, o seu direcionamento de atividades e atualizando o seu nome, passando a se chamar Associação Caxiense de Atenção Ao Idoso.
A partir daí, o público a ser atendido passou a ser exclusivamente idosos carentes, em situação de abandono ou semi-abandono familiar, com idade superior a 60 anos ou com características de envelhecimento precoce.
SOBRE NÓS
A SCAN, Associação Caxiense de Atenção ao Idoso, é uma ONG (organização não governamental), de caráter filantrópico e assistencial, sem fins econômicos.
A Associação tem como prioridade atender a população idosa de Caxias do Sul que se encontra em situação de vulnerabilidade social, abandono e maus-tratos. Assim, a instituição busca contribuir para a qualidade de vida dos idosos, através da defesa dos direitos deste segmento, com vistas à convivência familiar e comunitária.
A ONG desenvolve seu trabalho através do Serviço de Proteção Social Básica de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos. Essa categoria, conforme tipificação nacional de serviços sócio assistenciais, se enquadra na modalidade grupo de convivência, que tem como foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares, convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
HISTÓRICO